trabalho de hist ria
Revolta Armada: Após Deodoro da Fonseca renunciar e Floriano Peixoto assumir a presidência da república, houve um questionamento muito grande por parte da constituição que dizia que p vice só poderia assumir depois do presidente ocupar metade de seu mandato, até então Deodoro só havia ficado no poder por 8 meses. 13 generais fizeram um manifesto e contestaram sua posse, mas Floriano desconheceu o protesto e mandou prender os generais. O partido republicano o apoiou receosos pela instabilidade política ; quando liderados pelo almirante Saldanha da Gama dispararam para o rio de janeiro e Niterói na baía de Guanabara aí começava a revolta armada e também Alguns grupos militares, principalmente da Marinha, eram contrários a ascensão política de civis, promovida pelo governo de Floriano Peixoto.
O que foi a Revolta Armada foi um movimento de rebelião ocorrido em 1893 e liderado por algumas unidades da Marinha Brasileira contra o governo do presidente Floriano Peixoto.
Teve como principais causas os Interesses, divergências e disputas entre grupos políticos no começo da República Velha.
Teve como lideres da revolta os almirantes A Custódio de Melo e Luiz Filipe Saldanha da Gama;
Alguns dos Objetivos:
- Os revoltosos eram contrários às mudanças políticas patrocinadas por Floriano Peixoto; - Convocação dos eleitores para eleições que pudessem escolher novos governadores; -Os revoltosos queriam a manutenção dos militares no poder.
A Revolta Armada terminou em março de 1894 após muitos conflitos
Revolução Federalista: ocorreu no Rio Grande do Sul, quando a política regional foi alterada com a instalação da república. O partido republicano Rio-Grandense fundado em 1882, liderado por Julio de Castilhos alcançou o poder, e com apoio de Floriano Peixoto a agremiação tornou-se dominante no estado e passou a governar de maneira autoritária e realizando eleições fraudulentas.
A principal força de oposição a eles