A educa o da Gr cia Antiga
Sobre a educação da Grécia Antiga, vimos que os jovens eram educados na concepção homérica de homem “omnilateral”, Ou seja, (completo). A educação devia ser voltada para a formação de guerreiros e na Retórica, preparando-os assim para a vida política e perpetuação de poder. O jovem seria Guerreiro na juventude e governante na velhice.
A educação até os 07 anos se dava no meio familiar, depois disso eram entregues aos pedagogos. A educação Grega estava centrada na formação integral do corpo e espírito, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual. Inicialmente a escrita não era utilizada como meio de aprendizagem na Grécia antiga. Na área de educação os gregos usavam a música e a ginástica. A música ensinava através da memorização, já a ginástica, tinha a função de preparar os jovens para a guerra. Somente após a polis a escrita foi introduzida na educação.
Nesse contexto, temos como educadores os mestres do bê-á-bá, os mestres de canto, os mestres de ginástica e os mestres da retórica. Existiam também os sofistas, eram professores ambulantes que ensinavam as ciências e as artes. Nas escolas o menino aprende com o mestre-escola que acompanha a educação do jovem aristocrata.
Segundo Aristóteles discípulo de Platão, a educação é fundamental, uma vez que envolve a segurança e a saúde do Estado. Assim a educação, para ele, tem por fim a cidade perfeita e o cidadão feliz. Segundo Aristóteles também, compete ao Estado à educação, promovendo os meios para a formação moral dos cidadãos. A educação é um processo da passagem da potência para o ato, pelo qual atualizamos a forma humana.