Educa O Na Gr Cia Antiga
CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Autores
Anderson Valnei de Oliveira
Christopher Picharki Ivo
Eduardo Henrique Sanabe Pieroni
Franciele Faria de Bonfim
Luiz Carlos Pasischano
Patricia de Oliveira Corrêa
Raquel Ribeiro dos Santos
CURITIBA
2015
EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA
Objetivo
Este trabalho tem por objetivo expor alguns dos principais aspectos, princípios e personagens relacionados à educação na Grécia antiga.
CURITIBA
2015
SUMÁRIO
1. RESUMO 4
2. INTRODUÇÃO 5
3. EDUCAÇÃO GREGA 6
4. HESÍODO 6
5. HOMÉRO 7
6. EDUCAÇÃO NO PERÍODO CLÁSSICO 9
7. A ESCOLA DO ALFABÉTO 9
8. A CARREIRA EDUCATIVA E DIDÁTICA 9
9. OS DOCENTES: GRAMMATISTES, GRAMMATICÓS, RHÉTOR. 10
10. A DIFUSÃO DA ESCOLA E O GINÁSIO 12
11. CONCLUSÃO 15
12. REFERÊNCIAS 16
1. RESUMO
A educação grega era centrada na formação integral do indivíduo. Quando não existia a escrita, a educação era ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. A transmissão da cultura grega se dava também, através das inúmeras atividades coletivas (festivais, banquetes, reuniões). A escola ainda permanecia elitizada, atendendo aos jovens de famílias tradicionais da antiga nobreza ou dos comerciantes enriquecidos. O ensino das letras e dos cálculos demorou um pouco mais para se difundir, já que nas escolas a formação era mais esportiva que intelectual.
Palavras chaves: Educação na Grécia, Homero, Aristóteles.
1. INTRODUÇÃO
Na educação grega encontraremos muitas características peculiares como, por exemplo, o nome para defini-la inicialmente: Paidéia, palavra de origem grega derivada de paidos (pedós) que significa criança, portanto “criação dos meninos”. Voltada à educação moral desde a infância no âmbito familiar e no aspecto geral da vida do homem.
Isso vai mudando gradativamente, inicia-se um importante processo de reflexão sobre o ensino e pela primeira vez na história a