implicitos
ANÁLISE CRITICA DO FILME COLCHA DE RETALHOS
DISCENTE: EUDES PEREIRA
DOCENTE: CARLA LIMA
DISCIPLINA: PORTUGUÊS INSTRUMENTAL
O filmes narra as experiências de um grupo de senhoras, que costumam reunir-se uma vez a cada ano para confeccionar uma colcha de retalhos baseado em experiências e sentimentos vividos por cada uma delas que se unem ao final do trabalho dando vida a uma linda colcha artesanal. Finn uma jovem em busca de em fase de conclusão do seu mestrado encontra nas histórias de cada uma o tema para sua tese.
A colcha confeccionada pelas senhoras desta vez tem como titulo “onde reside o amor”, começa-se então uma busca pela descoberta individual desse sentimento que embora sentido por muitos mais ainda possui uma certa dificuldade em ser decifrado, No decorrer do filme, Finn fica conhecendo as histórias e segredos de cada uma daquelas senhoras, e isto serve para que ela vá, aos poucos, refletindo sobre o que realmente quer de sua vida. No início do filme pode-se observar em uma cena, que foca o desenrolar de um carretel de linha, fazendo uma comparação entre este procedimento e a vida do ser humano: a vida se desenrola aos poucos, e de uma forma sequencial.
As primeiras a contarem seus segredos é a tia e a avó Jaci Gladi. Ao encontrar-se em um momento difícil da sua vida e com seu marido a beira da morte, acaba se envolvendo com o marido de Gladi. Na mesma cena em que Gladi descobre a traição do marido com a irmã, ela quebra tudo o que vê pela frente, recolhe todos os cacos e faz obras de arte nas paredes de sua casa. A história seguinte a ser revelada é a de Sofia. Quando jovem, era nadadora e sonhava em seguir carreira, mas com um casamento prematuro fez com que ela abandonasse tudo pra se dedicar a familia. Nesta história pode-se destacar uma contradição: ela era nadadora e ele geólogo, ou seja dois extremos diferentes. A história seguinte é de Em ela é casada com um artista, que traía muito,