Deflator implicito do produto
Por Jorge Luiz de Souza
Consultor: H erton Ellery Araújo
INDICADORES
O que é?
Deflator implícito
Chama-se deflator implícito do Produto
Interno Bruto (PIB) o indicador que mede a variação média dos preços de um período em relação aos preços do ano anterior.
Ainda que menos citado em relação aos outros índices de preços disponíveis na economia (é divulgado apenas nas bases trimestral e anual), é provavelmente o mais abrangente, pois considera informações indisponíveis nos outros índices como, por exemplo, os preços implícitos da administração pública.
Especificamente, o deflator implícito do
PIB é a razão entre o PIB Nominal e o PIB
Real. Daí vem seu nome, porque não é um índice pesquisado diretamente, como são o Índice Geral de Preços-Disponibilidade
Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação
Getulio Vargas (FGV), e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE), que também calcula o deflator implícito do PIB.
Ocasionalmente, o deflator implícito se distancia dos principais índices de preços.
Pnad
Raça e idade fazem diferença
Uma leitura mais aprofundada dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2006, separando as informações por idade, raça e sexo e cruzando-as com dados sobre trabalho, educação e ocupação, mostra com riqueza o que é o povo brasileiro e como ele convive com seus principais problemas.
Por exemplo, as mulheres brancas são as campeãs em freqüência escolar em todas as idades e a maior fatia do analfabetismo está entre homens pardos de 30 a 59 anos. Já as campeãs do desemprego são as mulheres negras, em todas as faixas etárias, enquanto os homens brancos são os que ganham salários mais elevados, também em todas as idades. Em compensação, são os homens negros as maiores vítimas da violência urbana.
Fonte dos gráficos: IBGE/Pnad 2006. Elaboração: Ipea
Demografia
População de 15 a 17 anos de Idade