Implicações do posicionamento dos destinos no ambiente do sistema turístico
Mariana Pereira Chaves Pimentel 1
Thiago Duarte Pimentel 2
Resumo: Uma abordagem usual entre os pesquisadores do turismo o trata como sistema, porém definir seu ambiente é considerado tarefa complexa. Assim, o objetivo aqui é analisar como o posicionamento dos destinos turísticos (DT) no ambiente lhes traz oportunidades ou limitações. Para isso, trataremos o DT como elemento do sistema turístico (ST), apresentando as discussões teóricas acerca da constituição do macroambiente formado no século XX, e; em seguida, analisaremos implicações do posicionamento nesse ambiente. Argumentamos que os elementos do ST não estão isolados e, ao contrário, são mutuamente dependentes, e que as características do ambiente incidem não apenas sobre o ST, mas sobre outros sistemas, conformando um macroambiente que afeta também os DT. Concluímos que o posicionamento dos DT em diferentes ambientes pode lhes imprimir limitações ou promover oportunidades. Então, o desenvolvimento pelo turismo é argumento que pode se limitar a considerar as potencialidades do sistema, apesar do ambiente poder restringir seus recursos e capacidades.
Palavras-chave: Sistema. Ambiente. Destino Turístico. Posicionamento.
Introdução
O turismo, frequentemente, é visto como um fenômeno que se compõe pela articulação de diversas relações. É constituído por, ao mesmo tempo em que constitui, relações econômicas, políticas, sociais, culturais e ambientais. Deste modo, é influenciado e capaz de influenciar o ambiente no qual se estabelece.
Por essas características, a abordagem mais usual dentre os pesquisadores do turismo é a que o concebe como um sistema (Beni, 2001). O sistema, sob essa perspectiva, pode ser definido como um conjunto de componentes ordenados e inter-relacionados que se afetam mutuamente
(Bertalanfy, 1973; Buclkey, 1971; Churchman, 1972; Katz, Kahn, 1986).
Contudo, de acordo com Beni (2001), definir