Implementação EGP/PMO
Introdução:
O Centro de Serviços Compartilhado (CSC) da Vale é mais que uma unidade de negócio, é um modelo de operação que gerencia processos de suporte comuns a todas ou a muitas unidades de negócio, com o objetivo de sustentar o crescimento e o processo de internacionalização da Vale. Seu foco consiste no aumento da performance resultante da especialização e do ganho de escala.
1- Quais os benefícios que a implantação de um EGP/PMO pode trazer para sua organização?
R: Garantir a execução da carteira de projetos, dentro do escopo, tempo e custos definidos, fomentar e facilitar a distribuição da comunicação e o compartilhamento de informações, dar visibilidade interna aos resultados alcançados, promover a sinergia entre os projetos, mobilizar a empresa e eliminar distâncias entre as interfaces envolvidas.
2- Defina o tipo de EGP e sua posição na estrutura organizacional:
R: O tipo de EGP adotado é o modelo Funcional. Dentro de um ciclo institucional de planejamento estratégico, cada área ou departamento desdobra para si as metas estratégicas da empresa, em função das respectivas atividades-fim. As metas departamentais por sua vez dão origem a um conjunto de projetos que devem contribuir para o atingimento dos objetivos estratégicos da Companhia. Hierarquicamente o PMO responde a um Diretor de Departamento Global.
3- Defina os papéis a serem desempenhados que você recomendaria para eventual implantação:
R: As atribuições do Escritório de Projetos CSC estão fortemente associadas ao foco operacional (suporte, planejamento e controle de projetos) e metodológico (definição de padrões de gestão de projetos, disseminação de melhores práticas e capacitação).
No foco operacional as funções desempenhadas são o monitoramento, controle e reporte mensal do progresso físico-financeiro dos projetos, assim como dos investimentos em custeio da carteira. No foco metodológico,