Implementação de erp na volvo brasil
Análise de Implantação de ERP
Patrick Kiekov
Turma 53 – 2011/1
1. Nome da empresa pesquisada: Volvo do Brasil Motores e Veículos S.A.
2. Setor de atuação da empresa (mecânico, farmacêutico, alimentos...): Automotivo.
3. Breve histórico da empresa pesquisada: Fundada em 14 de abril de 1927 em Gotemburgo, na Suécia; está a 34 anos no Brasil. Atualmente líder nacional no setor de caminhões pesados e uma das maiores do mundo. Destaque para o fato de ter sido a inventora do cinto de segurança de três pontos, introduzindo-o em 1959.
4. Nome do ERP escolhido pela empresa pesquisada: ERP CIGAM 8.i.
5. Quais critérios foram utilizados na seleção do ERP escolhido pela empresa? Além do fato do ERP escolhido ser multiplataforma, permitindo atuação em ambientes Cliente/Servidor e Intranet/Internet; era necessário que o novo sistema ERP fosse compatível com o GDS (Global Dealer System), sistema global de gestão de concessionárias que a Volvo já possuía, composto de módulos para o controle de peças, serviço e vendas. O fato de suportar ambientes multi-empresa e multi-filial apresentando grande integração entre os componentes da empresa como um todo e agilizando a comunicação e o fluxo de informações, mantendo on-line a Volvo com todas as concessionárias no Brasil também foram levados em conta.
6. Quanto tempo levou o processo de seleção, aquisição e implantação do ERP? A implantação foi efetuada gradativamente com duração média de três meses para cada unidade, um mês de treinamento e dois meses de acompanhamento, num total de 68 concessionárias no Brasil; sendo que o software está instalado nos servidores da matriz na Suécia.
7. Como eram os processos da empresa antes da implantação do ERP? Conforme Daniel Rugilo, Analista de Sistemas responsável pela implantação do projeto, "Antes do sistema CIGAM, a rede de concessionárias Volvo utilizava um