Implementação de ERP
A Volvo já possuía um sistema global de gestão de concessionárias chamado GDS (Global Dealer System), composto de módulos para o controle de peças, serviço e vendas. Para as atividades administrativas, financeiras, fiscais e contábeis a Volvo definiu o CIGAM para o mercado brasileiro, que deverá ser usado por todas as concessionárias em conjunto com o GDS.
Para que a integração em tempo real entre os sistemas e as informações fossem transparentes aos usuários, foram desenvolvidas interfaces pelas quais as concessionárias pudessem utilizar o GDS para as áreas de negócios e o CIGAM para os processos financeiros e contábeis. "Antes do sistema CIGAM, a rede de concessionárias Volvo utilizava um sistema padrão sem comunicação on-line entre matrizes e filiais e sem consolidação de dados", conta Daniel Rugilo, Analista de Sistemas, responsável pela implantação do projeto. "O novo ERP trouxe mais agilidade aos negócios porque permitiu a padronização das operações de todas as nossas concessionárias e integrações em tempo real entre as bases de dados das concessionárias com as bases de dados corporativas (técnicas e administrativas) da Volvo", comenta. O ERP CIGAM 8i está instalado na matriz na Suécia e roda em servidores AS-400 e NT , sendo os dados armazenados em servidores AS 400 (DB2). Conectando on-line a Volvo com todas as concessionárias no Brasil. A operação dos sistemas é centralizada, visando a redução do custo operacional das concessionárias.
Um dos principais fatores que pesou na escolha do CIGAM entre diversos softwares do mercado nacional e internacional, foi o fato dele ser multiplataforma, característica única,