10 Tendência que impactaram a cadeia de suprimentos
A indústria automotiva é uma das mais importantes e fortes do Brasil. Dados do Portal Brasil indicam que, entre janeiro e outubro de 2013, as exportações do setor ultrapassaram US$ 4,6 bilhões. De acordo com informações divulgadas em 5 de dezembro pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção brasileira aumentou significativamente em novembro, alcançando, pela primeira vez na história, 3,5 milhões de unidades. Um mercado desta magnitude mostra a importância de acompanhar as principais tendências na indústria automotiva para 2014. Essa indústria está passando por um empolgante período de mudança com expansão global significativa, introdução de novas tecnologias e desejo de introduzir no mercado veículos mais ecológicos. Diante disto, descrevo algumas tendências importantes para a cadeia de suprimentos e B2B que podem impactar a indústria automotiva global em 2014:
1. O aumento da adoção de plataformas globais de veículos vai simplificar e consolidar as cadeias de suprimento. Empresas como o Grupo Volkswagen provaram que, se implementadas corretamente, plataformas de automóveis em nível mundial podem trazer benefícios significativos. Apesar do alto investimento inicial, os sistemas consolidados de fornecedores/peças/subsistemas, sistemas de produção simplificados e fluxos logísticos contribuem para justificar o investimento. Com a tendência para a expansão global crescente, especialmente puxada por empresas automotivas do extremo oriente, mais fabricantes certamente lançarão plataformas globais de automóveis ou arquiteturas de veículos durante 2014.
2. A "Internet das Coisas Automotivas” torna-se mais profundamente enraizada nos veículos e nos ambientes de produção – Em 2013 vimos a "Internet das Coisas" como tendência. Dois mil e catorze será o ano de todos os participantes da cadeia de suprimento automotiva