sistema erp na logistica
Folha 1 : capa
Folha 2 : contracapa
Folha 3: folha de apresentação (opcional)
Folha 4: Sumário
Folha 5: Resumo
Resto do trabalho
RESUMO O presente trabalho apresenta uma descrição de Logística eGestão da Cadeia de Suprimentos por meio da utilização do Sistema Integrado de Gestão, também chamado de ERP. Serão apresentados exemplos do uso do ERP como ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem e suas vantagens, desvantagens e aplicações. Por fim, anexado ao trabalho, são apresentados dois cases como exemplos de utilização do ERP nas áreas de Logística e Gestão da Cadeiade Suprimentos.
Palavras-chave:ERP – Sistema Integrado. Logística. Gestão da Cadeia de Suprimentos
1 - INTRODUÇÃO
O surgimento de novas ferramentascomo sistemas de formação avançados e softwares de simulação são fruto do grande avanço da tecnologia da informação evem ganhando cada vez mais espaço. Uma das tecnologias mais utilizadas nos últimos anos é o Sistema Integrado de Gestão, ou como popularmente é conhecido, ERP. Este é um sistema amplo de soluções e informações. Um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.
2 - ERP, LOGÍSTICA E GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
O conceito de logísticarelaciona-se com o gerenciamento e execução das atividades ao longo de toda a cadeia de suprimentos, incluindo atividades junto a fornecedores e clientes, visando racionalizar os fluxos físicos e informacionais e à satisfação das demandas dos consumidores. Segundo Ballou (2001, p. 21), a definição para logísticaé:
“[...] o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e economicamente eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo,