trabalho
A relação professor- aluno
Dangerous Minds (no Brasil e em Portugal, Mentes Perigosas) é um filme norte-americano de 1995 dirigido por John N. Smith.
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relação professor-aluno, a partir da análise do filme Mentes Perigosas. Com base em alguns trechos do filme, vai-se abordando o tema em seus diversos aspectos: atenção, interesse, motivação, orientação, desenvolvimento, vinculação e afetividade. Ao considerar-se cada aspecto revela-se como este se traduz concretamente na relação: sentido de realidade, formação para a vida pessoal, construção do conhecimento, mentalidade científica, adaptabilidade, formação profissional, realização pessoal, espírito de tolerância, participação social, cidadania e respeito ao ser humano. Conclui-se abordando a importância desta relação no que se refere a qualidade do processo ensino aprendizagem, pois é a relação que permite ao educando significar o conteúdo, e que o enfoque nesta relação se define a partir de uma abordagem humanista e sistêmica da educação.
Considerações iniciais
Inicialmente optou-se pelo tema relação professo- aluno considerando a perspectiva de que a postura interpessoal do docente constitui-se num importante instrumento facilitador do processo ensino-aprendizagem e de que esta está vinculada à adoção de uma das possíveis abordagens do processo de ensino.
O processo da educação constitui-se numa realidade complexa que não se dá a conhecer de forma única e precisa, justamente por se determinar na unidade de múltiplos aspectos. Na educação estão presentes as dimensões humanas, técnica, cognitiva, emocional, sócio política e cultura. Assim, conforme a abordagem do processo adotado enfoca-se um ou outro aspecto entre os que determinam o fenômeno da educação. O conhecimento humano, dependendo dos diferentes referenciais, é explicado diversamente em sua gênese e desenvolvimento, o que, consequentemente condiciona conceitos diversos de