eletronica
Eixo Temático: Imagens Médicas
Portifólio Geral da 5a Semana do Módulo: Tomografia
Tema: DSCT versus DOSE
Título: TC Cardíaca
Data: 21/09/2014
Aluno: Carolina Salustiano da Silva
Matrícula: 00127928
Turma: 2o Ano, 2014
Observações:
RESUMO OBJETIVO DO PROBLEMA
O problema relata a compra de um DSCT feita por um diretor de um Hospital, que deseja agilizar os exames de Angio-Tc Cor, a fim de suprir a sua demanda. Devido às características do novo aparelho houve adaptações no seu protocolo, entre as mudanças esta a escolha pelo método Prospective ECG-gating ou pelo método Retrospective ECG-gating. Para reduzir a dose nos pacientes o Engenheiro Biomédico ficou encarregado de esclarecer as dúvidas sobre os dois métodos por meio da obtenção da dose efetiva em cada um dos casos e calcular o risco de câncer.
TERMOS DESCONHECIDOS
1. Score de cálcio coronário:
Trata-se de um exame onde não se utiliza contraste e não há cortes físicos, ele tem como finalidade medir e determinar possíveis riscos de infarto, angina ou qualquer outra enfermidade cardíaca. O exame é feito em um aparelho de tomografia computadorizada, onde por meio da detecção da imagem é possível visualizar a calcificação, essa é determinada pela soma ponderada de densidades acima de 130 HU (unidade de Hounsfield), ou seja, onde a atenuação no tecido foi considerada maior que o normal nas artérias coronarianas. [1].
Fig .1 . Comparação entre os scores de cálcio coronário, onde em (a) não há calcificação, (b) calcificação leve e (c) calcificação grave.
2. Resolução espacial:
È a distinção entre dois pontos na imagem produzida, ou seja, em uma boa resolução espacial é possível identificar os menores objetos, dada pela quantidade de pixels existentes em uma determinada área. Na tomografia a resolução espacial é influenciada por diversos fatores como a utilização de filtros, colimadores, algoritmo de reconstrução, tamanho da espessura de