Implantação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis em parnaíba
A Prefeitura Municipal de Parnaíba através da Secretaria de Assistência Social vem por intermédio desse projeto implantar e estruturar uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis do município citado para eliminar fatores de risco para saúde, reduzir os impactos ambientais e a vulnerabilidade social principalmente das famílias envolvidas diretamente do âmbito.
Introdução
O projeto tem como foco principal captar recursos para implantação de uma cooperativa de catadores de materiais recicláveis visando modificar as condições de vida das famílias que habitam o lixão e em torno dele, capacitando-os quanto à segregação do lixo reciclável e reaproveitamento do mesmo na indústria, agregando valores com extensão de atividades artesanais como forma de geração de emprego e renda.
Justificativa
Parnaíba é um município brasileiro do estado do Piauí. Possuindo uma população de mais de 145 mil habitantes, é o segundo mais populoso do Estado, perdendo apenas para a capital Teresina. Tendo uma produção diária de aproximadamente 10 toneladas de resíduos dentre todas as classificações, não segregados e depositados em não conformidades.
Sabe-se que existem em loco e em torno do lixão aproximadamente 80 famílias que tem como forma de sobrevivência a coleta de materiais recicláveis, sendo exploradas com o trabalho escravo, sem auxilio e em condições desumanas.
Neste sentido, o presente projeto visa sensibilizar estas famílias sobre a importância da implantação de um sistema de cooperativismo, que levará a todos capacitação através de oficinas para reconhecimento de seu trabalho como atividade técnica e digna.
OBJETIVOS
Geral – Desenvolver ações que contribuam para a melhoria de vida das 80 famílias que vivem do aterro sanitário, gerando assim emprego e renda de forma sustentável para as famílias que ali residem, capacitando e conscientizando sobre o trabalho artesanal e sobre a educação ambiental.
Específico
– Sensibilizar as famílias para o