ARTIGO Gest o de res duos s lidos na regi o metropolitana de S o Paulo

8019 palavras 33 páginas
GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO avanços e desafios
P EDRO R. J ACOBI
G INA R IZPAH B ESEN

Resumo: O artigo apresenta resultados empíricos de pesquisa concluída em 2005 sobre os programas municipais de coleta seletiva desenvolvidos em parceria com organizações de catadores de materiais recicláveis na RMSP, no contexto da problemática da gestão de resíduos sólidos urbanos no Brasil.
Palavras-chave: Resíduos sólidos. Organizações de catadores. Indicadores de sustentabilidade.
Abstract: The article presents the empirical outcomes of research concluded in 2005 on the municipal programs of selective waste collection in partnership with scavenger organizations in the Metropolitan Region of Sao Paulo, within the context of the management of urban solid waste in Brazil.
Key words: Solid waste. Scavenger organizations. Indicators of sustainability.

A

pesar da reconhecida importância da coleta seletiva no contexto da gestão integrada de resíduos sólidos e do seu papel na redução da pressão sobre os recursos naturais, minimização da produção de resíduos e aumento da vida útil dos aterros sanitários, apenas 6,4% dos municípios brasileiros têm programas de coleta seletiva. Na Região Metropolitana de São Paulo – RMSP, responsável pela coleta de cerca de 10% dos resíduos sólidos domiciliares produzidos no país, não existem registros sistemáticos sobre os programas municipais de coleta seletiva.
Este texto apresenta uma análise sobre a gestão de resíduos sólidos na RMSP e os resultados da pesquisa Programas municipais de coleta seletiva de lixo como fator de sustentabilidade dos sistemas públicos de saneamento ambiental – Coselix.
Esta foi concebida com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a gestão dos resíduos sólidos e, em especial, sobre os programas municipais de coleta seletiva, em parceria com organizações de catadores na RMSP.
A pesquisa foi coordenada pela Faculdade de Saúde Pública e realizada em parceria com o Procam/USP e o
Centro

Relacionados