imperio islamico
Antes de ser chamado de Império Islâmico, era chamado chamado de Império Árabe, que foi formado a partir da origem do islamismo, fundada por Maomé. O Império Islâmico teve sua origem, em 632, após a morte de Maomé, a partir desse momento os árabes foram liderados por um califa (chefe político).
Os seguidores de alcorão, livro sagrado da religião, acreditavam que deveriam converter todos á religião através da Guerra Santa, assim dominaram: Iêmen, Pérsia, Síria, Omã, Egito e Palestina. Em 711, dominaram grande parte da península ibérica, espalhando sua cultura pela região da Espanha e Portugal. Durante esse período ampliaram seu conhecimento através da abtenção das culturas de outros povos. Foram eles que espalharam pela Europa grandes nomes como o de Aristóteles e também outros nomes da antiguidade grega. Eles fizeram importantes avanços e descobertas médicas e cientificas que contribuíram com o desenvolvimento do mundo ocidental. Em 732, foram vencidos pelos francos, que barraram a expansão deste povo pelo norte da Europa. Aos poucos, novas dinastias foram surgindo e o império foi perdendo grande parte de seu poder e força e deixaram para nós maravilhosas mesquitas e palácios, além da literatura.
- Sobre o islamismo:
O Alcorão ou Corão é um livro sagrado que reúne as revelações que o profeta Maomé recebeu do anjo Gabriel, é dividido em 114 capítulos (suras). Entre os ensinamentos contidos, destacam-se: onipotência de Alá, importância de praticar a bondade, generosidade e justiça no relacionamento social. Este livro também registra tradições religiosas, passagens do Antigo Testamento judaico e cristão.
Os muçulmanos acreditam na vida após a morte e no Juízo Final, com a ressurreição de todos os mortos.
A outra fonte religiosa dos muçulmanos é a Suna que reúne os dizeres e feitos do profeta Maomé.
A Sharia define as práticas de vida dos muçulmanos, comportamento, atitudes e alimentação. De acordo com a Sharia, todo muçulmano deve seguir