historia do iraque
O Iraque é um país localizado no Oriente Médio que, atualmente, faz fronteira com a Turquia, o Irã, o Kuwait, a Arábia Saudita, a Jordânia e a Síria. Sua capital é Bagdá e sua organização política é o parlamentarismo republicano. Com um território de mais de 400 mil Km² e uma população de mais de 28 milhões de pessoas, o país tem como línguas oficiais o curdo e o árabe, um Índice de Desenvolvimento Humano médio e sua moeda oficial é o Dinar.
Origem
A região onde se encontra atualmente o país Iraque coincide em grande parte com a antiga Mesopotâmia, localidade de onde vêm os primeiros registros históricos da escrita e da primeira civilização do mundo, a Suméria. Há cerca de cinco mil anos, a área entre os rios Tigre e Eufrates abrigou a primeira civilização conhecida, a qual deixou um imenso legado histórico para a humanidade. Os habitantes da região enfrentaram uma série de conflitos naquela época ocasionados por intensas disputas territoriais. A região entre os rios oferecia condições extremamente férteis para a vida, o que despertava o interesse de muitos grupos pelo local. Assim, seus habitantes originários tiveram que conviver com muitas invasões de diferentes povos, que dominaram o território e submeteram os indivíduos.
Invasões
É enorme a quantidade de grupos étnicos que entraram em conflito na Antiguidade em disputas pelas terras do Oriente Médio. A população da área conviveu com ameaças de dominação dos elamitas, amoritas, mitanni, egípcios, hititas, assírios e outros. Com tanta pressão por todos os lados, o que era originalmente território da civilização Suméria foi aos poucos se fragmentando entre vários grupos étnicos, que, muitas vezes, eram rivais mortais. Ou seja, a instabilidade existente hoje no Oriente Médio possui raízes muito antigas, que remetem à época da formação das primeiras civilizações. Claro que é preciso considerar muitos outros fatores posteriores que ajudaram a temperar os problemas de relacionamento com as