o império islamico
Acadêmica: Antonia Valquíria da Costa Carvalho
Professor Tutor Externo: Carlindo Klug
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História turma (HID 0242) módulo III HISTÓRIA MEDIEVAL
Data 22/07/2013
Resumo
No século XXI, o islamismo entrou em evidencia, com a crise no Oriente Médio e polêmicas religiosas tudo aparece apontar para uma tensão entre mulçumanos e cristãos, isso vem acontecendo desde o seu surgimento, mas se tornou mais intenso a partir de 11 de setembro de 2001. Este tem como objetivo compreender como surgiu essa religião e sua importante relação com povos de outra religião e como essa religião trata as mulheres mulçumanas e demonstrar que através dessa religião povos se uniram com isso tornando-a uma das mais influentes religiões da humanidade. O método usado para esse trabalho foi o de pesquisa bibliográfica.
Palavras- chaves: Império Islâmico. Religião. Humanidade.
INTRODUÇÃO:
A civilização árabe-islamica surgiu na península arábica localizada entre a África e o Oriente Médio próximo a algumas culturas antigas, onde vários povos viviam, entre eles podemos destacar os árabes do litoral que eram sedentários e viviam próxima a Meca e os árabes do deserto que eram seminômades e viviam em torno dos oásis, mas até o século VI eles eram ligados pelos laços de parentescos, pela mesma língua e religião era politeísta e adoravam varias divindades. Utilizava o mesmo templo Caaba “casa de Deus” onde guardavam seus 360 ídolos e a pedra preta que seria milagrosa e foi trazida a terra por um anjo, a tribo coraixita da qual Maomé era um integrante era a encarregada de cuidar do santuário que era localizada na cidade de Meca.
O islamismo, hoje é a segunda maior religião do mundo sendo uma religião monoteísta criada no século VII por Maomé, seus seguidores são denominados mulçumanos e acreditam em um único deus chamado de Allah, sendo uma religião abraâmica que via em Abraão seu patriarca. O Islã aceita a