Imperialismo
Tema: imperialismo
O Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial, trata-se de uma política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras. O imperialismo contemporâneo pode ser também denominado como neocolonialismo, por possuir muitas semelhanças com o regime vigorado entre os séculos XV e XIX.
Nesse período, a economia mundial viveu grandes mudanças. A tecnologia da Segunda Revolução Industrial (motores a gasolina, diesel e eletricidade) aumentou ainda mais a produção. A livre concorrência foi desaparecendo e a economia passou a ser dominada por ‘megaempresas’ (monopólios).
As "megaempresas capitalistas passaram a investir capital em nações da África, da Ásia e da América. Esse fenômeno viria a ser chamado de imperialismo ou neo-colonialismo. Os países imperialistas lutavam uns com os outros pelo domínio econômico do mundo. Buscavam novos mercados, fontes de matéria-prima e mão-de-obra barata para explorar. o colonialismo.. Em outras palavras, o imperialismo é a prática através da qual, nações poderosas procuram ampliar e manter controle ou influência sobre povos ou nações mais pobres.
-> Embora Imperialismo signifique o mesmo que Colonialismo e os dois termos sejam usados da mesma forma, devemos fazer a distinção entre um e outro.
Colonialismo normalmente implica em controle político, envolvendo anexação de território e perda da soberania.
Imperialismo se refere, em geral, ao controle e influência que é exercido tanto formal como informalmente, direta ou indiretamente, política ou economicamente.
* As marcas deixadas pelo imperialismo são vistas até hoje em países que foram prejudicados naquela época com a cultura, política, economia e mudanças étnicas já que naquela época países contavam com outros na guerra, daí houve a mistura de povos. E esses países até hoje são de certa forma dominados pelas nações mais poderosas que tem muita influência sobre eles, essa prática