Filosofia pré-socráticos
Os pré-socraticos são os primeiros filósofos, responsáveis por introduzir uma problemática na discussão filosófica, as questões ético-politicas, ou seja, a problemática humana e social que praticamente ainda não havia sido discutida.
02) Como se caracteriza a distinção entre a escola jônica e as escolas italianas?
A escola jônica caracteriza-se, sobretudo pelo interesse pela physis, pelas teorias sobre a natureza.
A escola italiana caracteriza-se por uma visão de mundo mais abstrata, menos voltada para uma explicação naturalista da realidade, prenunciando em certo sentido o surgimento da lógica e da metafísica, sobretudo no que diz respeito aos aleatas.
03) Em que sentido se destaca o pensamento dos pitagóricos e qual a sua especificidade no contexto dos pré-socráticos?
Representa a transição entre o pensamento jônico para o da escola italliana, mas também representa a permanência de elementos místicos e religiosos no pensamento filosófico. Pitágoras defende uma concepção de imortalidade e de transmigração da alma, embora essas crenças encontrassem na tradição cultural da trácia, no norte da Grécia.
A mesma concepção do principio geométrico influenciou a escultura do período clássico em que o corpo humano e representado de acordo com princípios que estabelecem proporções ideais, harmonioso como uma escultura.
04) Quais os principais argumentos de Parmênides e dos monistas contra Heráclito e os mobilistas? Como você analisa esses argumentos?
Parmênides e os aleatas são adversários dos mobilistas, defendendo uma posição que podemos caracterizar como monista, ou seja, a doutrina da existência de uma realidade única. Parmênides introduz a distinção entre realidade e aparência.
Os Parmênides consideram o mobilismo apenas como aparência, um aspecto superficial das coisas. Parmênides considera o ser