IMPERIALISMO
Nome: Camila Bissoli n° 17 3° ano A
Professor: Sérgio
Matéria: História
E.E Professor Augusto Ribeiro de Carvalho
------------------------------------------------------------------------------ "Na segunda metade do século XIX, a África foi colonizada e explorada por nações europeias, principalmente, Reino Unido, França, Holanda, Bélgica e Alemanha. Este período ficou conhecido como neocolonialismo. Como a Europa passava pelo processo de Revolução Industrial, necessitava de matérias-primas e novos mercado consumidores para as mercadorias produzidas pelas indústrias europeias. Uma solução encontrada foi a exploração de regiões da Ásia e África. O continente africano foi “repartido” entre os paises europeus que implantaram um sistema imperialista, desrespeitando a cultura e diversidade étnica na região. "
MARROCOS (região de disputa entre a França e a Alemanha)
Problemas econômicos, políticos e sociais:
- Exploração da mão-de-obra e dizimação de populações nativas da África e Ásia.
- Desenvolvimento de teorias racistas (darwinismo social).
- Formação de blocos antagônicos entre as potências industriais (países capitalistas tradicionais Vs. países capitalistas emergentes)
- Houve diversas guerras civís e contra nações vizinhas onde milhares de pessoas morreram, decorrente dessas guerras e da pobreza extrema, doenças, pestes é péssimas condições de infra-estrutura, saneamento básico e higiene levaram outras tantas vidas.
Atualmente:
- Atualmente, o Marrocos é governado por uma monarquia constitucional. Sua nova constituição, aprovada em 1996, promoveu certa abertura democrática, pois o parlamento passou a ser eleito inteiramente pelo voto popular. Entretanto, juntamente com as reformas de caráter mais democrático, assegurou-se a supremacia do rei.
-