Doc1
Os agentes económicos são todos os indivíduos, instituições ou conjunto de instituições que, através das suas decisões e ações, tomadas racionalmente, intervêm num qualquer circuito económico. Apesar de terem funções diferenciadas no circuito económico, de produção, de consumo ou de investimento, estabelecem entre si relações económicas essenciais:
Estado: Que toma decisões de consumo, de investimento e de política económica;
Famílias: Que tomam decisões sobre o consumo de bens e serviços e de poupança, mediante os rendimentos auferidos;
Empresas: Que tomam decisões sobre investimento, sobre produção e a oferta de trabalho.
Exterior: Representa todos os agentes externos à economia em questão e que toma decisões sobre todas as questões anteriores, exceto decisões sobre política econômica.
Filière:
RAINELLI, citado por DUFOUR & TORRE (1985), afirma: "A Filière evoca uma sucessão finalizada de estados de ações... Ela reenvia aos estágios sucessivos de um produto, e mais particularmente, às diferentes atividades correspondendo aos estágios de um produto". Como exemplo, pode-se citar o que ocorre na indústria de carnes, onde as empresas líderes integraram as atividades de produção de matrizes, produção de pintos de um dia, produção de ração, realização de melhoramento genético.
Opinião sobre:
Cliente:
Peça fundamental na economia, pois o os interesses do cliente fará com que um produto ou serviço seja adquirido e/ou utilizado por ele, fazendo parte então do ciclo econômico, o mercado deve estar a todo momento atendendo as necessidades do cliente, para que aumente assim o consumo de um produto/serviço.
Politicas agrárias: Consideramos muito importante, pois funcionam como uma organização dos direitos de terra, mas não completamente por ser feita de maneira desigual.