Imperialismo
O Imperialismo tinha como justificativa o dever moral de levar o 'progresso' aos 'atrasados' uma forma que visa a ideia de superioridade. Os Neo-imperialistas queriam explorar ao maximo os recuros minerais e agricolas das colonias, isso não deixava com que as colonias se desenvolvessem. A violencia foi muito usada pra mantar a populaçao colona submissa. O Imperialismo contribuiu muito para o conflito etnico, uma vez que Imperios e Colonias 'nao se misturavam' ai começou o desenrolar do hutus radicais
Na Africa as rifalidade foi estimulada por estrangeiro, facilitava a dominaçao. Na conferencia de Berlim foi realizada para delimitar o territorio Africano, mas nao eliminaram ainda assim a rivalidade dos paises Europeus.
Alemanha e Itália, unificados retardaram-se na corrida imperialista
A principal colonia da Ingleterra era a India, (metade do seculo XVIII até o seculo XX) a economia local como na maioria das colonias, quebrou.
No início do século XIX, comerciantes ingleses, passaram a contrabandear ópio para a China. Droga, cultivada na Índia que gerava enormes lucros. A China abriu 5 de seus portos após perder a Guerra do Ópio, e teve que assinar o Tratado de Nanquim. No fim do século XIX a China entrou em guerra com o Japão. A resposta das potências imperialistas foi a união de ingleses, franceses, alemães, russos, japoneses, e norte-americanos formando uma força internacional que invadiu a China, subjugou o país e obrigou as autoridades a reconhecer todas as concessões já realizadas às potências. A China continuou sendo explorada pelas potências imperialistas até a implantação do socialismo em 1949.
A Era Meiji teve início, em 1868. O governo investiu no comércio, na indústria e na construção naval. Os japoneses declararam guerra à China, para controlar a península da Coréia. O Japão iniciou a Guerra Russo-Japonesa. Um ano depois, a Rússia assinou o tratado de Portsmouth e reconheceu a supremacia