IMPERIALISMO
IMPERIALISMOS, GOBINEAU E O RACISMO
VOCÊ SABIA QUE JÁ SE PENSOU QUE A POPULAÇÃO BRASILEIRA IRIA DIMINUIR GRADATIVAMENTE ATÉ DESAPARECER, POR VOLTA DO ANO DE 2140?
DURANTE O SÉCULO XIX, AS NAÇÕES MAIS INDUSTRIALIZADAS DO PERÍODO PARTIRAM EM BUSCA DE NOVOS FORNECEDORES DE MATÉRIA PRIMA, NOVOS MERCADOS CONSUMIDORES EM GRAÇAS Á ACUMULAÇÃO DE RIQUEZAS NESTES PAÍSES, TAMBÉM ATUARAM COMO CREDORES DE NAÇÕES MAIS JOVENS E CONTURBADAS, COMO O BRASIL, POR EXEMPLO.
A SUPOSTA “SUPERIORIDADE DO HOMEM BRANCO” SERVIA COMO JUSTIFICATIVA E MOTIVAÇÃO PARA QUE VASTOS TERRITÓRIOS NA ÁFRICA, ÁSIA, OCEANIA E AMÉRICA FOSSEM DOMINADOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE POR NAÇÕES “MAIS DESENVOLVIDAS”. MIUTOS ACREDITAM QUE SE TRATAVA DE UM ESFORÇO, UM SACRIFÍCIO DO HOMEM BRANCO EM PROL DE “POVOS ATRASADO E POUCO DESENVOLVIDO”.
RETOMEMOS A QUESTÃO DO FIM DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. O RESPONSÁVEL PELA PREVISÃO APRESENTADA ACIMA FOI UM RAPAZ QUE VIVEU NO BRASIL E ERA AMIGO INTIMO DE D. PEDRO II.
CHAMAVAM-NO DE CONDE DE GOBINEAU. EM 1873, LOGO DEPOIS QUE RETORNOU PARA A FRANÇA, APÓS TER FICADO UM ANO EM NOSSO PAÍS, GOBINEAU PUBLICOU O ENSAIO L’ÉMIGRATION OU BRÉSIL (A MIGRAÇÃO AO BRASIL), NO QUAL INCENTIVA OS FRANCESES A VIREM PARA CÁ.
TRECHO DO ARTIGO:
“A GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA É MESTIÇA E RESULTAM DE MESCLAGENS CONTRAÍDAS ENTRE OS ÍNDIOS, OS NEGROS E UM PEQUENO NÚMERO DE PORTUGUESES. TODOS OS PAISES DA AMÉRICA, SEJA NO NORTE OU NO SUL, HOJE MOSTRAM, INCONTESTAVELMENTE, QUE OS MULATOS DE DISTINTOS MATIZES NÃO SE REPRODUZEM ALÉM DE UM NÚMERO LIMITADO DE GERAÇÃOES. A ESTERILIDADE NEM SEMPRE EXISTE NOS CASAMENTOS, MAS OS PRODUTOS DA RAÇA GRADUALMENTE CHEGAM A SER TÃO MALSÃOS E INVIÁVEIS QUE DESAPARECEM ANTES DE DERAM A LUZ, OU ENTÃO DEIXAM REBENTOS QUE NÃO SOBREVIVEM”
Perguntas:
1-Segundo o autor, quais motivos levariam ao gradual desaparecimento da população brasileira?
2- Quais são os elementos do pensamento europeu da época que podemos perceber no texto?