Imperialismo -História da áfrica
R: A escravidão não foi criado pelos europeus, ou seja, desde o século 7° já fazia parte da estrutura socioeconômica africana, como também prática cultural corrente, os europeus apenas ingressaram em um comércio já existente na África. Os traficantes africanos viviam e lucravam com comércio de cativos que por sua vez, em muitos casos eram apoiados por liderança política. Enquanto na África o trabalho era a propriedade na Europa era a terra desse modo o tráfico de escravos favoreceu devido a principal forma de propriedade privada que produzia rendimento.
2)Como ocorria a travessia do Atlântico?
R: A travessia transatlântico de escravos deslocou aproximadamente cerca de 13 milhões de pessoas ao longo de 400 anos, sem contar os 10% que morreram. Os africanos eram amontoados em condições subumanas nos porões dos navios negreiros, eles não eram separados em grau de parentesco, ou seja era tratados como mercadorias e enviados juntos para uma terra, na qual não entendiam a língua dos senhores e dos escravos.Durante o trajeto muitos morriam, tanto homens, como mulheres e crianças eram trazidos dentro do porões dos navios negreiros amontoados como se não fossem humanos, e então a viagem era lenta, sem comida e higiene e os castigos eram frequentes.
3)De que modo a ciência analisou a África nos séculos 19 e 20? O que é racismo científico? Como ele esteve presente no século XX? Ainda há traços desse preconceito em nosso dias?
R: A ciência analisou a África como século das luzes, no qual intelectuais valorizavam a razão do conhecimento racional para transformar sua visão de mundo, com a necessidade de explicar e compreender todas as leis do universo, homens da Europa e ao redor do mundo se junta para transformar em favor do homem, e á partir desse discurso