Impedância elétrica
Impedância elétrica ou simplesmente impedância (quando, em domínio de circuitos ou sistemas elétricos, e Engenharia Elétrica, não houver possibilidade de confusão com outras possíveis acepções de impedância), em circuitos elétricos, é a relação entre o valor eficaz da diferença de potencial entre dois pontos de circuito em consideração, e o valor eficaz da corrente elétrica resultante no circuito.
De uma maneira mais simples impedância é a carga resistiva total de um circuito CA (Corrente alternada), ou seja quando um determinado componente cria uma resistência e gasta energia em forma de calor, tem se o Efeito Joule, isso chamamos de resistência, e se o componente não gasta energia em forma de calor temos a reatância, então quando estão presentes a resistência e reatância chamamos de impedância.
A impedância não é um fasor, mas é expressa como um número complexo, possuindo uma parte real, equivalente a resistência R, e uma parte imaginária, dada pela reatância X. A impedância também é expressa em ohms, e designada pelo símbolo Z. Indica a oposição total que um circuito oferece ao fluxo de uma corrente elétrica variável no tempo. Matematicamente, exprime-se:
• (1) calculando-se a impedância elétrica (Z) como a relação entre o valor eficaz da diferença de potencial (U) entre os terminais de um determinado circuito elétrico e o valor da corrente resultante (I) num circuito de corrente alternada: Z = U I
sendo:
1. Z: a impedância elétrica em ohms;
2. U: a tensão elétrica, em volts;
3. I: a corrente elétrica, em ampères.
• (2) exibindo a relação entre impedância, resistência e reatância: Z= raiz (R2 + X2)
sendo:
1. Z: a impedância elétrica em ohms;
2. R: a resistência elétrica em ohms; e
3. X: a reatância elétrica em ohms.
A impedância total de uma associação série de elementos passivos é dada pela fórmula: Z = raiz (R(quadrado) + (Xl - Xc)(quadrado))
sendo:
Xl = jwL
e
Xc = 1 jwC