Contabil
Goodwill
Rio de Janeiro
20 de Abril de 2012
Goodwill
O Goodwill é uma expectativa de rentabilidade futura reconhecida em uma combinação de negócios, são ativos que não são identificados individualmente e reconhecidos separadamente. Tais benefícios econômicos futuros podem advir da sinergia entre os ativos identificáveis adquiridos ou de ativos que, individualmente, não se qualificam para reconhecimento em separado nas demonstrações contábeis.
Mensurar o valor monetário do Goodwill é muito difícil. Em alguns casos o valor do Goodwill ultrapassa significativamente o valor contabilístico dos seus ativos. O goodwill é mensurado como sendo a diferença entre o valor total da empresa e seu patrimônio líquido avaliado a valores de mercado. A maioria das imprecisões conceituais encontradas refere-se ao cálculo do goodwill como sendo a diferença entre o valor de mercado (pago ou não) e o valor contábil do patrimônio.
O sentido original do termo surgiu com o intuito de justificar a razão pela qual as empresas ou negócios eram adquiridos e vendidos por valores superiores ao dos seus capitais próprios (book value). Quando uma empresa adquire outra por um valor superior ao dos seus capitais próprios, esta terá que reconhecer essa diferença (o goodwill) nos seus ativos.
Em termos contabilísticos, goodwill é o valor do nome e da reputação de uma empresa, da sua relação com os clientes e outros factos intangíveis que resultem num potencial de lucros futuros acima do esperado para a empresa. Em termos mais técnicos, ainda que não da forma mais correta, goodwill é caracterizado como um ativo intangível que pode ser identificado pela diferença entre o valor contabilístico e o valor de mercado de uma empresa.
O goodwill pode ainda ser definido como uma espécie de mais valia, resultante de um valor agregado em função da lealdade dos clientes, da imagem, da reputação, do seu nome, da marca dos seus