Automação industrial
A impedância, expressa em ohms, é a razão entre a voltagem aplicada por meio de um par de terminais para o fluxo de corrente entre estes mesmos terminais. Na corrente contínua (CC em português, DC em inglês) circuito e impedância correspondem à resistência. Ja na corrente alternada (CA em português, AC em inglês) a impedância é uma função da resistência, capacitância e indutância. Indutores e capacitores acumulam tensões que se opõem ao fluxo de corrente. Esta oposição, chamada reactância, deve ser combinada com a resistência para se encontrar a impedância. A reactância produzida por indutância (reactância indutiva) é proporcional à frequência da corrente alternada, enquanto que a reactância produzido pela capacitância (reactância capacitiva) é inversamente proporcional à frequência.
Quando há reactância indutiva ou reactância capacitiva também presente no circuito, utiliza-se a lei de Ohm para incluir a impedância total no circuito. O significado de impedância elétrica pode ser entendida, ao aplicá-lo à lei de Ohm.
Portanto, temos que:
I = V/Z
Onde deduzimos que a corrente (I), em amperes, é proporcional à tensão (V), em volts, dividida pela impedância (Z), em ohms. Importante notar que a resistência e/ou os valores de reactância indutiva devem ser alteradas para alterar a impedância do circuito. A magnitude da impedância (Z) atua apenas como resistência, dando a queda na amplitude da tensão