resistores
- Tensão elétrica: é a quantidade de energia gerada para mover uma carga elétrica, a sua unidade de medida no Sistema Internacional de Unidades é o volt (mesma unidade da força eletromotriz), e sua abreviação é dada da seguinte maneira: ddp.
- Corrente elétrica: é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios (reação química, atrito, luz, etc.). A intensidade da corrente é dada pela quantidade de carga elétrica por unidade de tempo.
Então temos: i= Q /Δt
Unidades no Sistema Internacional de Unidades (SI):
Q = carga elétrica > Coulomb (C);
Δt = intervalo de tempo > segundo (s); i = intensidade de corrente elétrica > Coulomb por segundo (C/s) = Ampere (A).
- Resistência elétrica: A resistência elétrica é a dificuldade que a corrente elétrica encontra quando passa por um condutor de eletricidade. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de medida da resistência elétrica é Ohm, cujo símbolo é Ω.
- Reatância Elétrica: é a resistência oferecida à passagem de corrente alternada por um indutor ou capacitor num circuito. É dada em Ohms que constitui juntamente com a resistência elétrica a grandeza impedância.
- Impedância Elétrica: Impedância elétrica ou simplesmente impedância é a medida da capacidade de um circuito de resistir ao fluxo de uma determinada corrente elétrica quando se aplica uma certa voltagem através dos seus terminais. Em outras palavras, impedância elétrica é uma forma de medir a maneira como a eletricidade “viaja” em cada elemento químico. Todo elemento, do isopor ao titânio possui uma diferente