Impactos industriais
A preocupação com a qualidade ambiental aumentou significativamente nos últimos anos. Isso é evidenciado pelo rígido legislação ambiental e pela mudança de comportamento da sociedade frente e esse assunto. Nesse contexto, as indústrias vêm sendo pressionadas a adequar seus processos produtivos ás novas exigências. A fim de auxiliá-las nessa tarefa, várias metodologias de avaliação ambiental forma desenvolvidas, entre elas a avaliação do ciclo de vida ambiental .
Ela destaca por buscar soluções globais sistêmica. No entanto, assim como outra metodologias de avaliação ambiental, o LCA não apresenta uma análise econômica estruturada em conjunto com a ambiental. Esta dissertação tem a finalidade de contribuir para o preenchimento dessa lacuna, através deo desenvolvimento de uma abordagem consistente e estruturada, capaz de avaliar simultaneamente impactos e custos ambientais em procesoss industriais.
Prevenir e controlar a poluição decorrente do funcionamento das indústrias é um dos mais delicados dilemas de nossa civilização. A indústria, pelo que ela movimenta, é o alicerce do desenvolvimento econômico de nossa sociedade capitalista, impulsionando as mais diversas atividades. Todo este desenvolvimento se deu, muitas vezes, às custas de enormes impactos ambientais. Não havia meios, em tempos passados, de frear a expansão da sociedade industrial em prol do equilíbrio ecológico. Este quadro vem mudando. Hoje em dia, principalmente nos países mais desenvolvidos, existe maior rigor e controle sobre as atividades potencialmente poluidoras. A tendência é se avançar cada vez mais em direção ao chamado desenvolvimento sustentável. A manutenção da vida,