Impactos do desenvolvimento urbano
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
ANTONIO CARLOS SILVA DO VALE, GILMAR ALVES DOS SANTOS, GLADSON SILVA LEBRE, KÉZIA DE AMORIM NOLASCO, LEUDICE RODRIGUES PINHEIRO, STEPHESON EMMANUEL ARAUJO DE SOUZA.
Impactos do desenvolvimento Urbano
Mancio Lima
2011
1. INTRODUÇÃO
Entre os diversos problemas ambientais existentes, o dos resíduos sólidos urbanos tem-se tornado um dos maiores desafios da atualidade. Com o crescimento acelerado da população, houve incremento na produção de bens e serviços. Estes, por sua vez, à medida que são produzidos e consumidos, acarretam uma geração cada vez maior de resíduos, os quais, coletados ou dispostos inadequadamente, trazem significativos impactos à saúde pública e ao meio ambiente (DEUS, LUCA, CLARKE, 2004, Pg. 1).
O desenvolvimento e as conquistas do homem contemporâneo desencadeiam condições para a melhoria da qualidade de vida, ao mesmo tempo em que aumentam a responsabilidade de cada cidadão em relação à preservação do meio ambiente. Os Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) quando não gerenciados por meio de sistemas eficazes podem prejudicar a qualidade de vida das comunidades que os geram (MUCELIN, CUNHA, PEREIRA, 2000, Pg. 1).
O gerenciamento de resíduos sólidos urbanos ainda é uma das questões sociais, ambientais e de saúde a serem solucionadas, embora, nos últimos anos, várias iniciativas relacionadas ao desenvolvimento sustentável tenham sido implementadas em alguns países da América Latina e Caribe (LIMA, 2009, Pg. 4)
Um dos grandes, entre os tantos desafios a serem vencidos pelos gestores municipais, é, sem dúvida, a questão dos resíduos sólidos, cujo descarte inadequado traz como conseqüência o comprometimento dos recursos naturais, e pelo efeito dominó, a qualidade de vida das populações, a própria sustentabilidade ambiental, social e econômica (LIMA,