impactos ambientais
Impactos Ambientais de uma Usina Eólica
Este artigo apresenta um estudo breve sobre os impactos ambientais decorrentes da construção e operação de usina eólica. Para tanto, foram realizadas pesquisas e visita na planta docomplexo eólico corredor do senandes. O artigo aborda os impactos ambientais nos meios biótico, físico e socioeconômico. São identificados os impactos decorrentes da supressão da vegetação e sobre a fauna, no meio físico inclusive a degradação da área afetada e a alteração do nível hidrostático do lençol freático, e ainda sobre o meio socioeconômico, emissão de ruído, o impacto visual, as interferências eletromagnéticas, e as interferências locais.
Ficha técnica
Complexo Eólico Corredor do Senandes
Localização: Rio Grande, Rio Grande do Sul - Brasil
Investimento Total: Aproximadamente R$ 400 milhões
Capacidade instalada: 108 MW
Empregos criados: Mil empregos diretos e indiretos
Com investimentos de R$ 400 milhões e previsão de início de geração até o início de 2014, o Complexo Eólico Corredor do Senandes, no município de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul, é o primeiro empreendimento da Odebrecht Energia em energia eólica.
O Complexo é formado por quatro parques, Corredor do Senandes II, III e IV, e Vento Aragano I, que totalizam com capacidade total instalada de 108 MW. Durante sua implantação, serão gerados cerca de mil empregos diretos e indiretos.
Uma linha de transmissão de 48 quilômetros ligará os quatro parques do Complexo à subestação Quinta da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
A Odebrecht Energia foi criada em 2011 para investir e operar ativos no segmento de geração de energia. A empresa já acumula mais de 1.400 MW de potência instalada em projetos em operação e em instalação na América Latina. Em sua carteira de ativos, a Odebrecht Energia possui usinas hidrelétricas, parques eólicos, usinas solares, além