Efeitos socias da copa do mundo
No ano de 2013, se viu em todo o país uma serie de manifestações com o povo indo as ruas em uma grande mobilização social contra a crise política e consequentemente um dos temas levantados foi a Copa do Mundo, grande evento esportivo que será realizado no Brasil. Esse evento mundial que gera insatisfação popular, exige uma grande preparação do país e trás impactos negativos e positivos em vários segmentos da sociedade.
Por ser tratar de um evento de grande expressão internacional, a Copa atrai uma grande quantidade de turistas para o país, gerando lucros para empresas principalmente da rede de hotelaria e turismo, alem de grande geração de empregos. As exigências da FIFA para realizar a Copa, faz com que o país invista em infraestrutura, principalmente em mobilidade urbana para facilitar o acesso aos estádios, alem da melhoria de aeroportos; outros fatores como melhoria da imagem do país no exterior, melhorias no sistema de telecomunicações, aumento das opções de lazer, são legados que os brasileiros poderão usufruir após a Copa.
A desconfiança de todo o mundo em relação a capacidade do Brasil, um país subdesenvolvido, conseguir realizar um evento de grande porte começa a se concretizar com a eminente abertura do