impactos ambientais
O presente trabalho tem como objetivo, a análise dos diferentes aspectos socioambientais relacionados ao projeto e execução da construção de uma ponte em concreto armado pré-moldado no Município de Boa vista do Cadeado ligando os Distritos de Boa Vista e Cadeado, onde já existia uma ponte de madeira. O conhecimento de seus impactos e técnicas que podem ser aplicadas para recuperação de áreas degradadas por este fator. Durante estas fases as medidas mitigatórias propostas e executadas para minimização do impacto ambiental referente ao projeto.
A Compensação Ambiental é um mecanismo para contrabalançar os impactos sofridos pelo meio ambiente, identificados no processo de licenciamento ambiental, quando da implantação do empreendimento. No decorrer do trabalho entenderemos como está sendo realizada a compensação, restauração da mata ciliar e conservação da biodiversidade.
2. OBJETIVOS
Realizar um diagnóstico ambiental em uma área degradada, ter contato direto com essa área, descrever os procedimentos realizados para a construção da ponte além de relatar a execução das medidas mitigatórias e compensatórias, bem como programas ambientais propostos nas licenças, observando a relação causa efeito de determinadas atividades antrópicas.
2. METODOLOGIA
As metodologias utilizadas foram a análise da área degradada, observações a campo, revisão bibliográfica, contato direto com Secretaria Municipal de Meio ambiente, acesso a licenças fornecidas pela FEPAM para execução da obra.
2. RESULTADOS A área em questão localiza-se em uma estrada vicinal, sobre o arroio Taboão, distrito da Capela, zona rural do município de Boa Vista do Cadeado, distante a mais ou menos 25 quilômetros do centro urbano. O terreno em