Impactos ambientais
IMPACTO AMBIENTAL
Segundo a Resolução CONAMA 01/1986, Impacto Ambiental é:
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V – a qualidade dos recursos ambientais.
TIPOS DE IMPACTOS
Os principais impactos ao meio ambiente, tanto positivos como negativos, decorrentes da implantação de estradas, podem ser definidos de acordo com as áreas de influência.
No meio socioeconômico, ocorrem conflitos de ocupação do solo, alterações nas atividades econômicas das regiões por onde a rodovia passa, segurança do tráfego, ruído, emissões atmosféricas e desapropriações que podem afetar a saúde humana, uso indevido da faixa de domínio como construções, escavações e depósito de lixo.
No meio biótico, há risco de atropelamento de animais, impedimento de intercâmbio ecológico por corte das áreas, redução da cobertura vegetal, incêndios nas faixas de domínio e poluição em ambiente aquático.
No meio físico, retirada de solos, instabilidade de taludes, terraplenagem, empréstimos, bota-foras, degradação de áreas de canteiro de obras, rebaixamento de lençóis freático e assoreamento de terrenos naturais são os impactos mais comuns.
Segundo Spadotto (2002), os impactos ambientais podem ser classificados segundo alguns critérios:
• Ordem: diretos ou indiretos;
• Valor: positivo ou negativo;
• Dinâmica: temporário, cíclico, permanente;
• Espaço: local, regional;
• Tempo: curto, médio ou a longo prazo;
• Plástica: reversível ou irreversível.
Os impactos, na dimensão ecológica, também podem ser classificados segundo o compartimento afetado: solo, água, planta e atmosfera.
A