impactos ambientais
Desde que os mais distantes antepassados do homem surgiram na terra, eles vêm transformando a natureza. Durante muitos séculos, o homem foi bastante submisso a natureza. Enquanto ele era caçador e coletor, sua ação sobre o meio ambiente restringia-se a interferência em algumas cadeias alimentares, ao caçar certos animais e colher certos vegetais para seu consumo. A utilização do fogo foi, talvez, a primeira grande descoberta realizada pelo homem, permitindo que ele se aquecesse nos dias mais frios e cozinhasse seus alimentos. Ainda assim, o impacto sobre o meio ambiente era muito reduzido.
O que é?
Impacto ambiental é a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Estas alterações precisam ser quantificadas, pois apresentam variações relativas, podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas.
Quais as causas?
Toda atividade humana gera impacto ambiental, em maior ou menor escala.
A legislação brasileira pede Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto no Meio Ambiente (RIMA) nas seguintes situações:
1. Construção de rodovias;
2. Construção de Ferrovias;
3. Construção de Portos e terminais;
4. Construção de Aeroportos;
5. Instalação de oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos coletores e emissários de esgoto;
6. Instalação de linhas de transmissão de energia elétrica (acima de 230 kV);
7. Obras hidráulicas para fins de saneamento, drenagem, irrigação, retificação de curso d'água, transposição de bacias, canais de navegação, barragens hidrelétricas, diques;
8. Extração de combustível fóssil (petróleo, xisto, carvão, gás natural);
9. Extração de minério;
10. Aterros sanitários, processamento e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos;
11. Instalação de usinas de geração de eletricidade, qualquer que seja a fonte de energia primária (acima de 10 MW), inclusive a instalação de parques eólicos;
12. Complexo e unidades