Impactos Ambientais no Perímetro Urbano de Boa Vista-RR
O trabalho tem como como objetivo analisar os impactos ambientais dos igarapés de Boa Vista.
Weslley Silva – Instituto Sion - RR
Impactos ambientais
• As causas dos impactos ambientais nos igarapés em Boa Vista, a urbanização e o continuo crescimento urbano vem ocasionando grandes modificações nos igarapés e rios de Boa Vista.
Boa Vista – 1924
Boa Vista -2013
Impactos ambientais
• A principal é o causa disso é crescimento urbano em áreas de lagos, igarapés e rios, geralmente é realizado por meio de invasões devido ao crescimento populacional que teve um salto significativo a partir da década de 1970.
Igarapés e Lagos de Boa Vista
• Em Boa Vista temos o Igarapé Wai Grande, um dos igarapés que mais sofre no estado de Roraima, mas o que causa isso? O crescimento urbano que tem constantes modificações na morfologia dos lagos.
Igarapés e Lagos de Boa Vista
• Outro igarapé que sofreu com os impactos foi o Igarapé Caranã, com avanço do perímetro urbano, o Igarapé Caranã com cerca de 10 quilômetros de comprimento, que passa por vários bairros da zona oeste da cidade.
Igarapés e Lagos de Boa Vista
• O igarapé Jararaca, que passa quase toda sua parte no bairro
Mecejana, é mais um dos mananciais urbanos que está sofrendo com a poluição e pode se tornar um esgoto a céu aberto, caso providências urgentes não sejam tomadas
Igarapés e Lagos de Boa Vista
• O Igarapé Tiriríca se localiza no bairro Mecejana, a ocupação humana estende-se até as margens do igarapé, tendo como principal consequência, O igarapé apresenta um forte mau cheiro e há a presença de cianofíceas em grande quantidade.
Igarapés e Lagos de Boa Vista
• O Igarapé Caxangá, é um dos que mais sofre com os impactos ambientais, o mal cheiro já revela alto grau de poluição no Igarapé, o
Igarapé Caxangá fica na área central, passando pelo São Vicente,
Calungá e Centro.