Cultura e Serviço Social
Compreendendo que a categoria cultura é de extrema importância para sua profissão o Assistente Social toma consciência do quão é importante para a analise de sua profissão o fato de conhecer os costumes, o modo de vida, ou seja, a cultura dos povos ou comunidades com que trabalha, para pode então intervir e ter a compreensão de uma realidade concreta. O Serviço Social enquanto profissão voltada para a intervenção na realidade social, que compreende o homem enquanto ser humano genérico deve considerar os aspectos culturais dos mesmos, já que são estes que compõem a sua vida particular e social. Na medida em que o homem constrói a sua vida e a sua história, constrói a história da humanidade e na medida em que se transforma, também transforma a sociedade.
“refletir sobre a cultura implica ter um olhar crítico sobre a realidade, visando à ruptura das condições estabelecidas, nas quais se reproduzem à exploração e a dominação. A cultura é a capacidade de decifrar as formas de produção social da memória e do esquecimento, das experiências, das idéias e dos valores” (CHAUÍ, 2006, p. 08).
2- Quais os elementos que compõem, caracterizam a cultura de massa? Cite alguns e escolha dois para comentar.
A cultura de massas não está vinculada a nenhum grupo específico e é transmitida de maneira industrializada para um público generalizado, interfere na existência da cultura erudita provinda da elite e de uma cultura popular vinda do povo. Hoje, a maioria da população vive aglomerada nos centros urbanos, assim, os setores sociais excluídos se aproximam geograficamente dos setores privilegiados, são as diferentes classes sociais vivendo relativamente no mesmo espaço.
A Indústria Cultural é uma indústria que não fabrica produtos concretos, vende uma ideologia, visões do mundo e desejos gerados pela vontade de consumo de tal mídia que lhes é apresentada. Feita para uma massa de