Trabalho Arqui E Urban
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA – CCT
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
DISCIPLINA: ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSORA: JANE LIMA
ALUNO: RODRIGO DA SILVA SANTOS
TRABALHO: RESOLUÇÃO EXERCÍCIO
BOA VISTA – RR
OUTUBRO/2012
1) Uso de vegetação como sombreamento: As árvores podem sombrear as janelas sem bloquear a luz natural, permitindo a luz do sol no inverno, quando as folhas caem.
Uso de cores claras: a cor na arquitetura não se restringe apenas à aparência. O uso de cores claras nas superfícies externas da edificação aumenta a reflexão à radiação solar, reduzindo os ganhos de calor, e no interior as cores claras refletem mais luz, podendo amplificar a eficiência dos sistemas de iluminação natural e artificial.
Emprego de ventilação cruzada sempre que possível: com aberturas posicionadas de maneira cruzada, temos uma ventilação eficiente, por ter uma boa circulação de ar nos ambientes internos.
Evitar uso de vidros tipo “fumê”: o objetivo da película “fumê” aplicada ao vidro é diminuir a transmissão da onda curta, e isso acarreta numa diminuição da visibilidade e entrada de iluminação natural, que por sua vez acarreta gastos desnecessários com energia para iluminação artificial, e absorvem pouco calor.
Redução da transmitância térmica das paredes, janelas e coberturas: A redução pode ser feita pelo uso de materiais que aumentam a resistência em transmitir o fluxo térmico. Assim no verão temos pouca transmissão do calor para o interior da edificação, e no inverno o fluxo que sai do interior da edificação é reduzido.
Uso racional da iluminação: Podem ser adotados sistemas de aberturas verticais como iluminação zenital, diminuindo o uso de iluminação artificial. A adoção de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes reduz o consumo de energia. E o uso de minuteria para escadas e circulações de prédios reduz o tempo que as lâmpadas permanecem acesas, ficando apenas o necessário para que o usuário