Economia
Marcos Mendonça Dantas*
Este artigo tem por objetivo mostrar que o desenvolvimento econômico de uma determinada região ainda carece muito da contribuição da Economia do Setor Público, talvez por falta de políticas públicas desenvolvimentista, ou por falta de interesse da empresa privada por certas regiões, haja vista a distância da região em relação aos grandes centros e pelo fato da cidade não oferecer estrutura adequada, sendo assim a da implantação da área de livre comércio em Boa Vista-RR, por iniciativa do setor público e por uma necessidade de encontrar uma forma de desenvolver o estado, e como o próprio objetivo da área de livre comércio é proporcionar um desenvolvimento de certa região que não consegue por si só se desenvolver, esta foi uma saída para o crescimento da cidade de Boa Vista, e por conseqüência o estado de Roraima. Este estado tem amargando níveis de crescimento econômico e social bem baixo em relação ao Estado do Amazonas. Neste contexto, a criação de Áreas de Livre Comércio (ALC) em Roraima pode ser um grande meio de redução da desigualdade econômica e social que existe no momento na Amazônia Ocidental.
Palavras-chave: Economia do Setor Público, Desenvolvimento Econômico, Áreas de Livre Comércio (ALC).
Professor da Faculdade Cathedral e Mestrando em Economia pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).
Abstract
The economical development of an area needs the contribution of the public section - free trade Area, in Boa Vista - RR.
This article has for objective to show that the economical development of a certain area still lacks a lot the contribution of the Economy of the Public Section, maybe for public politics no incentived, or for lack of interest of the company