Impactos Ambientais da Urbanização
Os problemas ambientais são mais intensos nas grandes cidades do que nas pequenas. Além da poluição do ar, as metrópoles apresentam problemas agravantes para nossa saúde como: acúmulo de lixo e de esgoto sendo que boa parte dos detritos poderia ser recuperado para a produção de gás (biogás) ou adubos, mas infelizmente não acontece. Geralmente, esgotos e resíduos de indústrias são despejados nos rios, onde se tornam imundos e malcheirosos. A falta de conscientização faz com que muitas pessoas joguem lixos em terrenos baldios provocando a multiplicação de ratos e insetos. Alguns agravantes causados pela urbanização são:
Congestionamento – ocorre especialmente nas áreas em que automóveis são muito usados e também mais utilizados do o transporte coletivo.
Poluição Sonora – provocada pelo excesso de barulho (causada por veículos, fábricas, obras nas ruas, propaganda comerciais), ocasionando neuroses na população, além de uma progressiva diminuição da capacidade auditiva.
Poluição Visual – causada pelos grandes números de cartazes publicitários escondendo a paisagem natural. A expansão e ocupação da rede urbana sem o devido planejamento ocasionou e ainda ocasiona vários problemas ambientais para a população que nele habita. Para melhorar os problemas citados é necessário um planejamento coerente, bem como a elaboração e aplicação de políticas ambientais eficazes, além da conscientização da população.
CASO 1 No primeiro caso a patologia apresentada por João é a Dengue, que é uma doença causada por vírus onde é transmitida para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada. As maiores causas para a infestação desta doença é morar próximo a locais onde ocorre acúmulo de água parada e falta de saneamento básico isso porque os entulhos jogados, facilita a procriação do mosquito em acúmulo de água nesses entulhos. A imagem está associada ao fator causador da doença, onde não existe o mínimo de saneamento básico.
CASO 2