Impactos Ambientais do processo de urbanizacao
Impactos Ambientais do processo de urbanizacao
Introducao
O Homem e a Transformação do Ambiente Natural
Desde os primórdios da civilização o homem transforma o meio onde vive, para satisfazer suas necessidades físicas e naturais, desmatou floretas, fez fogo, construiu casas e abrigos, plantou lavouras e pastagens, canalizou água, domesticou animais, e ao longo dos anos foi transformando cada vez mais o ambiente natural. Se no início as necessidades eram básicas a sobrevivência, hoje elas passaram a ser outras, e o homem passou a buscar também o conforto e a comodidade
Se no inicio as necessidades que serviam como móvel para essas transformações eram a própria sobrevivencia, ao longo do tempo essas necessidades passaram a ser outras, e o homem passou também a buscar o conforto e a comodidade.
O que é Urbanização?
Diversas ciências estudam a urbanização de acordo com as formas como ela se processa, a antropologia, a geografia e a sociologia. Assim a urbanização pode ser considerada um processo em que uma determinada localidade sofre uma transformação, perdendo suas características rurais e ganhando características urbanas, essa transformação está totalmente associada ao desenvolvimento tecnológico e da civilização.
Sob a perspectiva demográfica podemos dizer que a urbanização acontece quando há o deslocamento em massa das populações rurais com destinos a agrupamentos urbanos.
Outro conceito aplicado a urbanização é a ação de dotar uma determinada área de infraestrutura, ou seja, equipamentos e serviços destinados a garantir a qualidade devida da população, como transportes, esgotos, saúde, educação, água, eletricidade, etc.
A partir disso é necessário a criação de grandes indústrias, utilização de energia de diversas fontes, ocupação das áreas e destruimento das áreas florestais, o que começa a gerar impactos significativos no meio ambiente. Atualmente vemos nas grandes