Assédio Moral nas Organizações
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
O Assédio Sexual e Moral nas Organizações e os Impactos na Saúde do Trabalhador
NOVA IGUAÇU
2013
Professor: Jorge Francisco Leal
Curso: Administração
Turno: Noite
INTRODUÇÃO
Assédio Moral
O assédio moral está presente desde as primeiras formas de relação de trabalho e constitui-se em um problema mundial, que ocorre tanto no setor público, como nas empresas privadas.
Pode ser definido como resultante de todas as reiteradas atitudes as quais ocorrem dentro do ambiente laboral seja pelo superior hierárquico, pelos colegas de trabalho ou até mesmo pelos descendentes hierárquicos contra seu superior, que atingem a personalidade e a dignidade do empregado, causando-lhe danos físicos e psicológicos.
O assédio moral caracteriza se por ser uma conduta abusiva, de natureza psicológica, que atente contra a dignidade psíquica, de forma repetitiva e prolongada e exponha o trabalhador a situações humilhantes e constrangedoras, e que tenha por efeito causar dano emocional, excluir a posição do trabalhador ou deteriorar o ambiente de trabalho, no exercício de suas atividades profissionais. É indispensável, portanto pra que esteja configurado o assédio moral, que a conduta do empregado tenha se prolongado no tempo, podendo causar dano emocional ou psicológico.
Portanto, para a configuração do assédio é importante à prolongação, a constância das atitudes do sujeito ativo e a comprovação do dano.
Ademais, há diversas conceituações para o fenômeno, cada qual contendo a parte da cultura e dos costumes relativos a cada país. Na Itália e na Alemanha é denominada Inglaterra bullyling, nos Estados Unidos harassment e no Japão ijme.
Assédio sexual
A princípio, trata-se de uma coerção sexual normalmente exercida por uma pessoa que, no trabalho, na escola ou, em qualquer outra organização, ocupa cargo