Trabalhos
URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
GRUPO DE ESTUDO INTERDISCIPLINAR
URBANIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
INTRODUÇÃO
Os últimos anos foram marcados por diversas tragédias e transformações ambientais, diante desses fatos faremos um estudo sobre a urbanização das grandes cidades brasileiras, partindo da visão histórica do objeto de estudo, neste trabalho que tem como tema gerador “A urbanização e seus impactos ambientais”, pretendemos gerar uma discussão sobre o tema e buscando novas metodologias para as salas de aula.
Lembrando que o objeto de estudo aqui citado é um tema muito próximo de nossas realidades o que nos da à oportunidade de trabalhos com a possibilidade de aproveitamentos em comum acordo com a aprendizagem significativa, pretendemos identificar as causas e consequências deste processo, principalmente sua contribuição para impactos no meio ambiente, buscando mecanismos e metodologias para desenvolvimento deste conteúdo em sala de aula.
Diante o conceito de urbanização o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. O Brasil tornou-se um país urbano na metade do século 20, quando mais de 50% da população passou a residir nas cidades. A partir de 1950 com a aceleração do processo de industrialização brasileiro intensificou a saída da população rural para os centros urbanos. Os migrantes eram geralmente pequenos produtores e trabalhadores sem terra, que vão para a cidade em busca de melhores condições de vida, porém estes não dispunham de muitos recursos o que os levava a construir barracos ou pequenas casas em lugares impróprios para moradias. A falta de um planejamento urbano eficaz compromete a qualidade de vida da população urbana. O crescimento desordenado das cidades gera a ocupação de locais inadequados para moradia, como áreas de elevada declividade, fundos de vale, entre outras. Ao observar o contexto atual de