Impacto mundial
Impacto Mundial
AQUECIMENTO GLOBAL
Impacto Mundial
Trabalho desenvolvido como exigência parcial para a disciplina de PAC, ministrada pela Profª. Marina, na Faculdade
OSASCO
2009
Introdução
A questão básica da reação de qualquer sociedade à mudança global do clima é a melhor combinação das únicas três atitudes possíveis; A inação que implica aceitar os danos previstos devido à mudança do clima; a adaptação, que consiste em promover modificações que permitam diminuir as perdas, mesmo da presença da mudança do clima; e por último evitar, ainda que parcialmente, a mudança do clima.
O debate sobre mudança do clima no Brasil ressente de uma falta de abordagem completa e isenta de todos os aspectos do problema. Em grande medida não é possível o Brasil adaptar-se à mudança global do clima, os impactos serão negativos em geral.
Há portanto que se fazer um esforço para evitá-lo, o que no nosso caso, não representa em geral um ônus para a nossa competitividade industrial, mas sem oportunidade novas associadas ao uso de biomassa renovável.
Além é claro, de fazermos algo mais eficaz quanto ao desflorestamento da Amazônia: embora seu desmatamento seja responsável por cerca de 2% da mudança do clima global, ele representa algo da ordem de 75% da contribuição do Brasil. A falta de governança na região permite a destruição deste tesouro de biodiversidade e fonte de água para nossa lavoura. Uma Amazônia vitima e vilã das mudanças climáticas. É fundamental transformar indivíduos em cidadãos consciente e ativos, mobilizar a população para exigir políticas efetivas, a combater o aquecimento global.
Desenvolvimento
Nós fazemos muito pouco para reduzir de forma efetiva o desmatamento da maior floresta tropical do planeta, investe-se pouco em fontes de energia renováveis ou na promoção de estudos de vulnerabilidade e planos de adaptação às mudanças climáticas. O mesmo país que tem uma posição privilegiada em relação a seu potencial de fontes