O impacto do bitcoin na economia mundial
Graduação em Sistemas de Informação
O IMPACTO DO BITCOIN NA ECONOMIA MUNDIAL
Arcos
2014
O IMPACTO DO BITCOIN NA ECONOMIA MUNDIAL
Trabalho apresentado à disciplina Tópicos Especiais em Sistemas de Informação, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC – Campus Arcos, como requisito parcial para obtenção de pontuação.
Professor(a):
Arcos
2014
1 INTRODUÇÃO
A economia mundial é cheia de inovações. A última delas é uma nova moeda circulando pelo mundo: a Bitcoin. Para quem não conhece, trata-se de um dinheiro virtual. É a primeira moeda na história que não existe fisicamente, apenas no mundo digital. Essa moeda virtual não é controlada por uma entidade financeira, como um banco central, por exemplo, e a movimentação acontece diretamente entre pessoas, sem burocracia. Essas facilidades fizeram a novidade ganhar força no mercado internacional. Atualmente, no mundo, cerca de 31 bilhões de dólares estão convertidos em Bitcoins.
2 BITCOIN
A Bitcoin (BTC) é uma moeda digital criada por computadores e usada em transações na web. Porém, diferente do que ocorre com o dinheiro físico, as moedas criadas não usam bancos, mas sim são passadas de mão em mão sem a ajuda de intermediários.
Criada em 2009 por Satoshi Nakamoto – logo após a crise mundial que afetou boa parte das nações – a Bitcoin é criada usando o próprio computador do membro da comunidade, por meio de uma rede P2P (peer-to-peer), utiliza criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que bitcoins só podem ser gastas pelo dono, e evitar gastos duplos.
Uma vez funcionando, o sistema vai criar novas moedas usando o processamento do computador do usuário. Seria como se o usuário estivesse sendo “pago” pelo serviço realizado pelo seu computador, já que ele funciona para toda a comunidade adepta das Bitcoins.
Quando um novo