Trabalho Economia Monetaria 2015
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
ECONOMIA MONETÁRIA
PROF. UBIRATAN JORGE IORIO
DATA: 09/07/15
EXERCÍCIOS DE ECONOMIA MONETÁRIA - FCE – 2015-I
1. Conceitue crescimento econômico autossustentado e flutuações cíclicas e discuta as principais diferenças entre os dois conceitos.
O crescimento é um processo de acumulação generalizada de capital, que se traduz em uma ampliação contínua na capacidade de gerar oferta por parte do sistema produtivo. A flutuação regular, igualmente conhecida como flutuação cíclica, tem lugar quando existem períodos estacionários (etapa de crescimento sucede-se a épocas de contração). Os ciclos econômicos são a resposta ótima dos agentes econômicos a ocorrência de choques tecnológicos de tal forma que não há nenhum espaço para melhorar o bem-estar dos agentes por intermédio da introdução de políticas anti-cíclicas. Além disso, a demanda agregada não desempenha nenhum papel na explicação das flutuações do nível de produção e emprego. Em contraste com essa tradição, os modelos Keynesianos consideram que as flutuações cíclicas resultam da dinâmica da demanda agregada num contexto no qual os mercados não estão em equilíbrio.
2. Discorra sobre as fontes do crescimento econômico e ressalte a importância desempenhada pelas instituições nesse processo, tecendo comentários sobre as instituições brasileiras.
Aumento na força de trabalho (quantidade de mão-de-obra), derivado do crescimento demográfico e da imigração; aumento do estoque de capital, ou da capacidade produtiva; melhoria na qualidade da mão-de-obra, através de programas de educação, treinamento e especialização; melhoria tecnológica, que aumenta a eficiência na utilização do estoque de capital; eficiência organizacional, ou seja, eficiência na forma como os insumos interagem.
3. A esquerda brasileira sempre sustentou que, antes de crescer, é preciso distribuir a riqueza; a direita, que é preciso crescer antes de distribuir. Por que ambas as