Clipagem 3
EVILYN JADY DE OLIVEIRA VASCONCELOS
RITA DE CÁSSIA RODRIGUES AMARAL
DAD
CLIPPING / ANALÍTICO
Belo Horizonte
2015
1 – Assuntos macroeconômicos de destaque recentes. (mínimo dois)
FONTE: http://www.valor.com.br/brasil/4091966/pais-precisa-reformular-politica-externa-diz-ex-embaixador-brasileiro
Análise: O Brasil tem vários desafios domésticos que o setor privado e o governo precisam enfrentar nos próximos anos, incertezas e instabilidade. O país enfrenta dificuldades para exportar a sua produção nacional, custos elevados internamente, o Brasil tem que discutir estratégia de negociação comercial.
Justifica: Quando um país passa a ter aumento nos seus custos de produção seu poder de negociação com outros países fica escasso, produtos finais com preços elevados afastando assim possíveis consumidores, diminuindo sua quantidade de exportação, menos vendas e menores lucros, o país tem que buscar por meios mais baratos de produção para aumentar sua quantidade de produto ofertado e assim aumentar sua demanda de exportação, enriquecer.
FONTE: http://www.valor.com.br/brasil/4091132/industria-cresce-no-mundo-mas-cai-no-brasil-mostra-estudo
Análise: Segundo a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, a produção manufatureira em todo o mundo teve um aumento de 2,8% no primeiro trimestre em comparação ao índice de 2014, já a atividade industrial do Brasil teve 8% de queda referente a 2014. Gerando uma influencia negativa sobre a indústria de transformação latino-americana.
Justifica: Quando um país esta passando por um período difícil de inflação alta, queda de consumo domestica privada e perda de mercado nacional e difícil ele acompanhar os demais países que estão em sentido ao contrario dele na economia. Tendo queda também nos seus produtos exportados, pois seus preços estarão mais elevados que os demais comércios de outros países.
Referencial teórico: Sachs e Larrain (2000)