trabalho Doen a de Aujeszky
1063 palavras
5 páginas
Unesp - fmvzTrabalho de Imunologia
Doença de Aujeszky ou Pseudoraiva suína
Letícia Garbin Ribeiro da Silva
Índice
Introdução 3
Conteúdo 4
Diagnóstico 6
Controle 6
Bibliografia 7
Introdução
A doença de Aujeszky ou pseudo-raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa de etiologia viral que se constitui em um importante obstáculo à exploração e ao comércio internacional de suínos em todo o mundo.
Sua etiologia foi descoberta no início do século XX e a primeira notificação que houve no Brasil, foi no ano de 1932. Esta doença é cosmopolita e possui grande importância na suinocultura, por representar grandes perdas econômicas em granjas de suínos, pois pode levar à altas taxas de mortalidade perinatal e em animais mais velhos, perda de peso e problemas respiratórios.
Conteúdo
O agente etiológico é um Herpesvírus Suídeo 1 (SHV-1), ou vírus da Doença de Aujeszky (VDA), classificado na família Herpesviridae, subfamília Alphaherpesvirinae, gênero Varicellovirus. Tanto a replicação do DNA, como o encapsulamento ocorrem no núcleo.
Estes vírus possuem envelope, logo é sensível ao pH e desinfetantes, como a formalina, cloramina, hipoclorito de Na e amônia quaternária. A sobrevivência do vírus no meio ambiente varia, podendo ser de várias semanas a temperatura ambiente e de vários meses a 4°C.
A transmissão do vírus ocorre pelo contato direto narina-narina, inseminação e transplacentária. A transmissão indireta ocorre geralmente pela inalação de partículas virais, ingestão de água contaminada e fômites. O vírus está presente na saliva a partir do 7-10 dias de infecção. Pode também ser eliminado na secreção vaginal, abortos, urina e fezes. A doença de Aujesky pertence a lista B da OIE.
Os hospedeiros primários do VDA são os suínos domésticos e silvestres, embora o vírus possa infectar outras espécies de mamíferos domésticos, entre os quais gatos, cães e bovinos - bovinos apresentem casos esporádicos, somente sendo afetados, quando um grande número de animais são