IMPACTO DAS DECISÕES JUDICIAIS SOBRE AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
INTRODUÇÃO
Antes da profissionalização do Serviço Social, este era concebido mediante o conceito de assistencialismo e filantropia. Conforme a perspectiva endogenista compreendia-se que a evolução, a organização e profissionalização das formas anteriores de ajuda, da caridade eram vinculadas a intervenção da "questão social." O papel do Assistente Social que antes era cumprido pelas Damas de Caridade, passa a ser de fundamental importância para que a ordem societária vigente seja mantida e reproduzida.
Conforme o aumento da demanda vinculada ás expressões da questão social, o Estado passa a assumir um papel intervencionista não apenas no âmbito político, como também, econômico, tomando para si as respostas da questão social mediante as políticas sociais - tornando-se de fundamental importância a profissionalização do Serviço social. Conforme a perspectiva "tese histórico-crítica" tal profissão é entendida como sendo um produto da síntese dos projetos político-econômicos que operam no desenvolvimento histórico. Ou seja, um profissional que desempenha um papel político e que não se explica por si mesmo, mas pela posição que o profissional ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.
Em 1961 foi realizado o II CBAS visando a preparação para a XI Conferência Internacional de Serviço Social que aconteceria em Petrópolis-RJ. A temática deste congresso fôra “O Desenvolvimento Nacional para o Bem-Estar Social”.(IAMAMOTO, 2005. p 349)
A ênfase janista no social, na melhoria no nível de vida, na educação visando a qualificação do trabalhador e o salário profissional evidencia uma conquista significativa. (IAMAMOTO, 2005. p 347)
“O Serviço Social deve sintonizar seu discurso e métodos com as preocupações das classes dominantes e do Estado em relação à questão social’ e sua evolução. A realização do II CBAS aparece como um exemplo bastante claro de uma estratégia de atualização em relação às